Israel anuncia expansão de operações militares em Gaza e evacuação em áreas de combate
02/04/2025
(Foto: Reprodução) Segundo comunicado do ministro de Defesa, Israel Katz, grandes partes do território serão ocupadas e incorporadas às zonas de segurança do país. Ele não especificou quais porções de terra seriam anexadas. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou nesta quarta-feira (2) uma expansão significativa da operação militar em Gaza. A informação é da agência de notícias Reuters.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo Katz, grandes partes do território serão ocupadas e incorporadas às zonas de segurança do país. No entanto, ele não especificou quais áreas seriam anexadas, segundo a agência de notícias Reuters.
Em comunicado, o ministro declarou que haverá uma evacuação em grande escala da população das áreas afetadas pelos combates. Mais uma vez, Israel apelou aos moradores de Gaza para eliminarem o grupo terrorista Hamas do território.
Katz reiterou que o retorno dos reféns israelenses continua sendo a única maneira de encerrar o conflito.
Israel já havia expandido as áreas de segurança em Gaza, incluindo o corredor de Netzarim no centro do território, além das zonas de proteção previamente estabelecidas ao redor das fronteiras.
LEIA MAIS
ONU acusa Israel de atirar em ambulâncias e matar 15 profissionais de saúde em Gaza
Em comunicado conjunto, países do Brics dizem deplorar 'colapso' do cessar-fogo em Gaza
O país retomou os ataques aéreos e terrestres neste mês, dois meses após uma cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos que permitiu a troca de reféns mantidos pelo Hamas por prisioneiros palestinos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a pressão militar é a melhor estratégia para recuperar os 59 reféns que permanecem sob custódia do Hamas.
Centenas de palestinos protestam contra o Hamas na Faixa de Gaza
A Guerra
Mesquita Salim Abu, destruída durante a guerra entre Israel e Hamas, no oeste de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em 14 de março de 2025
Bashar Taleb/AFP
O conflito entre Israel e o Hamas teve início em outubro de 2023, após o grupo terrorista realizar um ataque em território israelense, que resultou na morte de 1.200 pessoas e no sequestro de mais de 200.
Como resposta, Israel lançou uma operação militar de larga escala em Gaza, destruindo cidades e provocando uma grave crise humanitária.
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mais de 50.000 palestinos morreram em quase 18 meses de conflito.